Fazer com que a criança interaja com outras pode não ser uma tarefa muito fácil, principalmente quando a criança é filha ou filho único e dificilmente tem contato com outras crianças.

Mesmo que o caso do filho único seja mais comum, problemas em relação à interação também acontece com aqueles que têm irmãos, pois, em alguns casos, é normal que a criança tenha resistência para conhecer o novo.

O papel dos pais é fundamental nesse momento, pois eles podem ajudar incentivando esse contato de uma forma mais natural, sem que haja algo forçado para essa interação.

Algumas dicas, com certeza, irão te ajudar a fazer com que seu filho interaja mais com outras crianças.

Prefira frequentar lugares que tenham outras crianças

 Durante as saídas e passeios, prefira escolher lugares que tenham outras crianças, de preferência na mesma faixa etária que o seu filho, pois os gostos, certamente, serão os mesmos tanto em relação a conversas quanto a brincadeiras.

Passear em parques nos finais de semana é uma ótima opção de lugar para ir, pois criança é que não irá faltar nesse ambiente.

Aproxime as crianças que estão por perto

 Muitas vezes, o problema de nossos filhos não interagirem com outras crianças acontece por falta de atenção da nossa parte como pais.

Com a correria do dia a dia não notamos que, às vezes, a solução desse problema está mais perto do que pensamos.

Aproveite os primos que há na família para que brinquem com o seu filho, os vizinhos que moram na casa ao lado ou até mesmo no andar de cima. Lembre-se que essa aproximação depende mais de nós, adultos e responsáveis pelas crianças, do que delas.

Promova encontros entre elas

 Chame os coleguinhas de sala, os vizinhos, amigos da igreja e, também, os primos; e prepare uma refeição especial. Uma boa ideia é dar uma olhada em dicas de café da tarde.

Coloque brownies, bolos de chocolate, bolo amanteigado de laranja e alimentos lúdicos que ajudam as crianças a se divertirem ao mesmo tempo que comem e conversam.


Acesse a loja da Fin'Arte

Comece aos poucos

 Principalmente, no caso de crianças que são tímidas e filhos únicas, comece essa interação aos poucos, não force algo que deixará a criança desconfortável, pois isso pode fazer com que a interação não aconteça.

Se você tem só um filho e ele é tímido, tente aproximá-lo de uma criança que, normalmente, ele se sinta mais à vontade e aos poucos convide outras.

Assim como acontece com nós, adultos, com as crianças, também, é importante saber que cada uma tem o seu tempo para fazer laços de amizade. E é fundamental que isso, também, seja respeitado.

Comece por você

Como foi citado na dica sobre aproximar as crianças que estão por perto, tudo isso depende mais do adulto do que das próprias crianças.

É importante que você interaja com adultos que tenham filhos da mesma idade que o seu, pois isso pode ajudar a criar um vínculo de amizade ainda maior.

Para fazer encontros e aproximar crianças que possam desenvolver um laço de amizade, organize um café da tarde com alguns produtos da loja online Fin’Arte.

No site da loja é possível encontrar bolo amanteigado de laranja, brownie e outros doces que são deliciosos.

Além de comprar no site de forma online, é possível encontrar também nas maiores redes de supermercados que são pontos de venda da marca.

No blog, é possível encontrar outros posts completos que irão te ajudar no dia a dia. Clique aqui e veja mais!